sábado, 11 de junho de 2011

Danças Circulares!




DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

“A dança surgiu, desde os primórdios, como uma forma criativa de aprender o significado da vida e dos conflitos que permeiam a caminhada humana. Ordenando fenômenos que pareciam caóticos, como a morte ou as forças da natureza, através da ritualização pelo movimento o homem integrava e harmonizava não só sua visão de mundo, como também suas emoções acerca desses fenômenos.” (FURIA, 1998, p.15)

As danças circulares são dançadas em roda, de mãos dadas. Os passos são simples e repetitivos, possibilitando a aproximação entre as pessoas e um relaxamento maior. “O principal símbolo é o círculo. É a partir dele que acontecem as coreografias, o movimento, a dança. Muitos movimentos tomam formas de espirais, linhas ou meandros, mas sempre retornam ao circulo como princípio”. (CONZATTI, 2008 – p.7)
O círculo pode ser definido como uma figura que contém todos os pontos eqüidistantes a outro ponto central. Dessa maneira, na dança circular, todos estão à mesma distância do centro, simbolizando a igualdade e o sentido de união para que algo maior (a própria dança) possa acontecer. Estar em roda é uma posição primitiva que denota proteção. A roda tem centro e limite. Na dança circular o centro é delimitado por um objeto ou figura à escolha do focalizador, assim, todos os bailarinos possuem essa referência e voltam sua atenção em não desestruturar o circulo.

TERÇAS-FEIRAS DAS 08h ÀS 09H30 DA MANHÃ

VENHA FAZER PARTE DESTA RODA

LOCAL: Conservatório Musical Maestro Julião

PROFESSORA: ANA RITA CHIZZOLINI
anaritachizzolini@superig.com.br

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 3222-1577 (Conservatório)

Concerto com as Bandas da Policia Militar CPI-8 e CPI-10 - Teatro César Cava

Concerto com as Bandas da Policia Militar. CPI-8 (Presidente Prudente) e CPI-10 (Araçatuba). Dia 14 de dezembro de 2017. Ás 20 h. Teatro Cé...