quinta-feira, 27 de maio de 2010

GRAVAÇÃO.

Uma coisa muito boa: gravar o trabalho musical.
Podemos ver os acertos e o erros que não vemos quando cantamos. Podemos fazer de novo. Podemos melhorar. Podemos acertar, corrigir, reformular, dar o melhor de nós mesmos.
O resultado?...Muito bom!...

Assim deve ser com a vida...Olhar para nós mesmos...Reformular...Aprender com os erros...Melhorar!...

A música, como a vida, pode ser vista de dentro prá fora...O que fazemos influi diretamente no resultado...As vezes estamos tão preocupados com o exterior, com os outros, com o superficial, que não vemos o quanto nós temos influência no todo e o quanto podemos contribuir para o resultado final.

A performance musical depende da nossa concentração, da nossa disposição, da nossa vontade de fazer melhor, de fazer bem feito, de colocar toda nossa energia e expressão no que fazemos para produzir o melhor.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SEM MÚSICA.

O que fazer quando um músico fica impossibilitado de fazer música?

A doença do corpo é aquela que proibe a alma de fazer música. Quando um jovem está em um hospital, doente do corpo, vem a doença da alma, que o acompanha em sua vontade, em seu ânimo, em seu desejo de fazer música.

Estamos convivendo com uma pessoa da família com leucemia, internado no HC, e que toca Cajon como ninguém. Que se encontra com seus primos, com seus amigos, para tocar, para expressar seus sentimentos através da música.

Quanta esperança dentro de nossos corações! Quantas orações! Quantos amigos! Quanta família! Deus!...

E a música aguardando, dentro de um corpo doente, para se manifestar novamente. Com alegria. Compartilhada com os primos, irmãos, amigos.

A esperança é a música que o corpo soa quando a alma não consegue.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A MÚSICA E A VIDA.

Quando penso na música e na vida que as pessoas tem atualmente, me certifico que cada vez mais a sua vivência é fundamental.
Quanta personalidade tem a música. Quantas emoções nos afloram quando a sentimos.

Hoje vejo que a experiência de um jovem vai amadurecendo no decorrer de seus anos de convivência com a música. Cada dia de prática, cada troca de conhecimento, cada emoção, traz à alma um pouco mais de vida.

O desejo de realizar e de ser feliz é alguma coisa que impulsiona o mais inexperiente dos seres. Sinto isso quando meu filho fala de sua música e de suas criações. De sua pesquisa de novos sons, novos timbres e de como isso influencia sua vida.

O aprendizado e o assimilar de novas técnicas, que são antigas para muitos, mas que aparecem pela primeira vez em sua vida, modifica-a e a ilumina, de um jeito tão especial e profundo, que deixa sua marca na personalidade e o transforma enquanto ser humano e enquanto ser musical, sensorial e expressivo.

E a vida segue seu curso.
Feliz aquele que descobre a música em sua vida.
Feliz o que pode compartilhar de sua experiência musical!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O DESEJO.

O desejo nasce de uma necessidade...Ou a necessidade nasce de um desejo?...

Pouco importa...O que importa é a realização do que se deseja....E o desejo da música pode ser um grande prazer em conjunto.

Estou descobrindo que, o passar do tempo, nos induz ao desejo de vivenciar todas as coisas que sonhamos, todas as coisas que nos fazem bem ou tudo o que necessitamos para sermos felizes.

A música nos transporta para um outro mundo, e o prazer de realiza-la com nossos amigos, num grupo unido pelos mesmos ideais, nos enche de alegria.

Quando o trabalho árduo das repetições, do ouvir, do reproduzir, do sentir, do expressar chega ao final, o êxtase das sensações prazerosas vividas na realização da arte musical, faz-nos concluir que "a vida vale a pena"...

Concerto com as Bandas da Policia Militar CPI-8 e CPI-10 - Teatro César Cava

Concerto com as Bandas da Policia Militar. CPI-8 (Presidente Prudente) e CPI-10 (Araçatuba). Dia 14 de dezembro de 2017. Ás 20 h. Teatro Cé...